- Blog -

O que é a compota e quais são os benefícios em consumi-la

  • naked-cake-com-compotas
  • compotas-maze-doces
  • compotas-no-naked-cake

Pode até parecer novidade para o consumidor, em um momento no qual os alimentos sem aditivos estão em alta, mas a compota é uma deliciosa solução com bons séculos de história.

Através dos anos, essa receita toda especial — que carrega em sua essência aquele aroma adocicado de infância — foi aperfeiçoada e, hoje, sabe-se que podemos desfrutar de seu sabor por muitos meses, graças ao seu processo natural de preservação dos ingredientes utilizados.

Quer saber um pouco mais a respeito da compota, os seus benefícios e algumas sugestões para consumi-la no dia a dia? Acompanhe-nos, então, nesta leitura!

compotas-maze-doces

O que é uma compota?

Ela já foi considerada uma forma de cozimento em açúcar, na confeitaria, mas as técnicas cada vez mais aperfeiçoadas de produção deram à compota um lugar privilegiado e só seu.

Atualmente, consideramos a compota um tipo de doce em calda rala, popularmente preparado com frutas da estação.

O processo — que se desenvolveu a partir de uma série de avanços científicos, como a esterilização e a pasteurização — sempre teve espaço nos lares como uma forma de conservar as frutas por mais tempo e, assim, evitar o desperdício.

Mas é inegável que o seu peculiar sabor foi o que preservou a receita, de verdade, por tanto tempo no paladar do povo.

Inclusive, é o diferencial que a tem colocado como a protagonista de muitas receitas, podendo acompanhar sorvetes e iogurtes, além de servir como recheio para outros doces e, também, para ser apreciada com uma colher apenas =)

Como é a produção de uma compota?

Os avanços da industrialização aceleraram a capacidade produtiva de compotas. Isso ajudou a expandir ainda mais a popularidade do doce.

Na Mazé Doces nós presamos por manter o charme e qualidade artesanal de seu preparo, dois ingredientes fundamentais do sucesso das nossas compotas.

Isso sem falar na conservação das propriedades naturais das frutas, que ficam concentradas em potes hermeticamente fechados.

Quer entender como funciona o processo caseiro de produção da compota?

A gente explica para você o passo a passo, em primeira mão!

  1. Você pode usar vidros esterilizados (para isso, ferva-os em banho-maria) ou recipientes próprios, normalmente encontrados em lojas de utensílios domésticos;

  2. O preparo tem início após descascar, cortas as frutas , cozinha-las em uma calda leve de açúcar e depois coloca-las no vidro deixando 5 cm do mesmo sem fruta;

  3. Depois encha o vidro até a boca com uma calda de açúcar com especiarias de sua preferência (cravo e canela são os mais comuns). Dica preciosa: aqui na Mazé Doces não usamos especiarias, apostamos no sabor original de cada fruta 😉

  4. Leve o recipiente fechado com a tampa ao fogo, em banho-maria, e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e guarde o vidro em local fresco e arejado;

  5. O processo cria um vácuo capaz de conservar o sabor e propriedades das frutas por muitos meses.

Lembre-se que após aberto o recipiente deve ser armazenado na geladeira!

Ela possui algum benefício?

Em relação a outros doces — especialmente, os industrializados — a compota concentra muitos atrativos, que vão além do seu sabor.

Por se tratar de uma receita natural, feita com as próprias frutas, os nutrientes delas ficam preservados, o que ajuda a garantir uma beliscada doce a qualquer hora do dia e cheia dos nutrientes específicos de cada fruta.

Além disso, é uma opção acessível, prática e suculenta para ter em casa. Ainda mais por ser tão versátil e combinar com muitos outros ingredientes — como veremos a seguir.

Como consumir a compota?

Agora que você já sabe de todas as peculiaridades, diferenciais e prazeres de uma compota, basta o principal: deliciar-se com o seu sabor original e inteiramente artesanal, preparada sem aditivos para adocicar carinhosamente as suas refeições a qualquer hora do dia.

Em geral, qualquer fruta pode se transformar em uma compota artesanal, mas recomendamos as seguintes para obter um resultado irresistível:

Ou seja: não faltam opções para você levar para casa um sabor que, há muitos anos, já se mostrou um diferencial suculento e saudável para o seu dia a dia.

E veja só o Naked Cake  que você pode fazer com as compotas:

naked-cake-com-compotas

compotas-no-naked-cake

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos