- Blog -

1º FEME: Mazé Lima apresenta a palestra Mulheres Empreendedoras, Resultados Brilhantes

  • Legenda: empresária Lucia, da Linderlucy Lingerie, de Juruaia -
 MG.Legenda: empresária Lucia, da Linderlucy Lingerie, de Juruaia - MG.
  • Legenda: à minha direita, presidente da FEDERAMINAS MULHER, Yeda Fernal. Ao lado dela, Tânia Maria Rezende, empreendedora mineira à frente da Íntima Passion. À esquerda, Rosana Marques, empreendedora mineira à frente da Ouseuse, ambas empresárias de Juruaia-MG.Legenda: à minha direita, presidente da FEDERAMINAS MULHER, Yeda Fernal. Ao lado dela, Tânia Maria Rezende, empreendedora mineira à frente da Íntima Passion. À esquerda, Rosana Marques, empreendedora mineira à frente da Ouseuse, ambas empresárias de Juruaia-MG.
  • À direita: Nilza Dorothea- Empresária da Socimil, de Belo Horizonte.À direita: Nilza Dorothea- Empresária da Socimil, de Belo Horizonte.
  • Legenda: Barbara Gurgel, coordenadora de projetos Sociambientais  na empresa Fair Trade Coffee.Legenda: Barbara Gurgel, coordenadora de projetos Sociambientais na empresa Fair Trade Coffee.
  • Legenda: Presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parolini.Legenda: Presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parolini.
  • maze-lima-feme
  • maze-lima-feme-varginha

No dia 4 de agosto de 2017 tive a honra de participar como palestrante do 1º Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras, idealizado pela Federaminas Mulher, da qual faço parte da diretoria.

A Federaminas Mulher tem como principal objetivo apoiar, desenvolver e promover os negócios entre mulheres, inspirando mulheres empreendedoras.

A inspiração começa logo com a presidente, Yeda Fernal: uma mulher à frente do seu tempo que, com maestria, nos rege, focadas unicamente em apoiar mulheres, especialmente as mineiras, em suas lutas diárias na construção de um mundo melhor por meio dos seus negócios.

Legenda: à minha direita, presidente da FEDERAMINAS MULHER, Yeda Fernal. Ao lado dela, Tânia Maria Rezende, empreendedora mineira à frente da Íntima Passion. À esquerda, Rosana Marques, empreendedora mineira à frente da Ouseuse, ambas empresárias de Juruaia-MG.

Legenda: à minha direita, presidente da FEDERAMINAS MULHER, Yeda Fernal. Ao lado dela, Tânia Maria Rezende, empreendedora mineira à frente da Íntima Passion. À esquerda, Rosana Marques, empreendedora mineira à frente da Ouseuse, ambas empresárias de Juruaia-MG.

O evento foi brilhante! Um encontro cheio de mulheres empreendedoras com muito networking.

Em minha palestra Mulheres Empreendedoras, Resultados Brilhantes falei sobre os seguintes pontos:

  • A determinação em realizar o meu sonho;
  • A importância de criar os meus filhos junto comigo e amando o que amo fazer;
  • A busca por conhecimento;
  • A persistência e,
  • A inovação em um produto ancestral. Afinal, o doce cristalizado é um doce muito antigo que ganhou uma cara nova com a Mazé Doces.

O encerramento da palestra não poderia ser diferente. Falei sobre a felicidade de estar colhendo lindos frutos do meu trabalho, em todos os sentidos =)

Clique aqui para ler sobre a história da colheita de Laranjas da Terra, uma das frutas que uso em meus produtos.

maze-lima-feme-varginha maze-lima-feme

Hoje em dia muito se fala sobre empreendedorismo. Algumas vezes este conceito fica perdido em definições vagas, mas vou te contar o que penso.

Na minha opinião, o que define um empreendedor é a sua vontade de fazer diferente, de criar um produto ou serviço com a essência voltada para ajudar o outro, a coragem para enfrentar as adversidades, a persistência e a determinação em realizar o seu sonho.

Já a mulher empreendedora tem algumas características únicas. Sem sombra de dúvidas, seu maior desafio é conciliar com leveza e amor a sua vida pessoal e profissional.

Trazendo este desafio para a minha vida pessoal e minha trajetória, confesso que no passado eu não soube lidar muito bem com isso e que tive que fazer um caminho inverso, reaprendendo a conciliar essas duas grandes frentes da minha vida!

À direita: Nilza Dorothea- Empresária da Socimil, de Belo Horizonte.

Legenda: Nilza Dorothea- Empresária da Socimil, de Belo Horizonte.

Legenda: empresária Lucia, da Linderlucy Lingerie, de Juruaia - MG.

Legenda: empresária Lucia, da Linderlucy Lingerie, de Juruaia –
MG.

O QUE É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE UMA MULHER EMPREENDEDORA?

Primeiro, é importante ela ter um sonho grande.

Depois, ela precisa:

  • Ser corajosa;

  • Saber correr riscos;

  • Ter jogo de cintura para equilibrar a vida familiar com o trabalho;

  • Ser uma mulher íntegra (caso contrário tudo desanda);

  • Saber SE AMAR muito (sim, isso é muito importante);

  • Ser desprendida e acima de tudo:

  • Amar o que faz!

São muitas as diferenças entre a liderança feminina e a masculina, mas a mais forte, na minha opinião, é liderar com o coração, pois as empresas são feitas por pessoas e pessoas querem ser amadas e cuidadas.

Hoje, com tanta divulgação de minha trajetória, acabei me tornando um exemplo de mulher empreendedora e vou te contar uma coisa.

Isso faz eu sentir uma emoção tão grande, que é incapaz de ser dita, apenas de ser sentida!

Legenda: Presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parolini.

Legenda: Presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parolini.

Legenda: Barbara Gurgel, coordenadora de projetos Sociambientais na empresa Fair Trade Coffee.

Legenda: Barbara Gurgel, coordenadora de projetos Sociambientais na empresa Fair Trade Coffee.

É uma alegria enorme saber que o 1º Fórum da Mulher Empreendedora foi idealizado por nós da FEDERAMINAS MULHER. Importante ressaltar o apoio total do presidente Emílio Parolini, da FEDERAMINAS  e do SEBRAE-MG, por meio do gerente da regional sul de Minas, sr. Juliano Cornelio.

De coração, agradeço a todas mulheres que abrilhantaram este evento. Estaremos juntas em muitos outros!

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos