- Blog -

Laranja da terra: é época de safra abundante!

Minhas lembranças sobre a laranja da terra são simplesmente hilárias, maravilhosas! Até mesmo fantásticas, pode-se dizer. Vou te contar por que!

Laranja da terra: um cheiro encantador

laranja-da-terra-maze-doces

Quando eu era criança, morava no povoado do Paiol. Na casa onde nasci tinha um pé de laranja da terra que ficava na beirada do córrego. Todo ano dava muita laranja da terra, consequentemente muitas delas caiam dentro do córrego e lá ficavam, paradas, misturando-se com o barro…

Quando eu ia pegar as laranjas para fazer o doce, pisava naquela mistura de laranja e lodo. Aquilo tudo tinha um cheiro incrível! É um cheiro que não sentirei nunca mais, pois o pé de laranja morreu e o córrego secou parcialmente. Junto com eles se foi o cheiro encantador natural de laranja da terra…

Um jeito carinhoso de preparar as laranjas da terra

Minha mãe me punha para apanhar as laranjas e lavá-las. Depois eu passava a faca em cada uma, bem de levinho, retirando as cascas fininhas… Elas ficavam cheias de covinhas! Assim retirava o sumo das laranjas e o bagaço também.

Depois eu as colocava em um saco e punha no poço da bica para curtir e sair o amargor. Passados 10 dias, eu retirava as laranjas e fazia o doce em uma calda de rapadura. O doce ficava bem escuro, preto mesmo, e por isso eu nunca gostava de comer.

Não achava graça, coisa de criança… Hoje sou apaixonada pelo doce de laranja da terra!

O dia em que a laranja da terra voltou à minha vida

Um dia, quando estava para me casar, fui na casa do meu noivo e passando pela copa vi um prato com um doce que me chamou a atenção. Parei para ver e simplesmente não acreditava no que via!!

Uau, uma laranja! Um doce de laranja da terra incrivelmente belo!

Era uma laranja da terra bem grande, bem lixada, que singelamente conservava o seu galhinho com uma folhinha e, para aumentar a minha surpresa, o doce era amarelinho! Rs.

Esse doce foi feito por minha grande e saudosa amiga Dona Zélia do Cabral (outra hora conto para você um pouco mais sobre ela…).

Imaginem só! Descobri, aos dezoito anos, que podia fazer doces de laranja da terra com açúcar…

laranja-da-terra-maze-doces

E a verdadeira história da Mazé Doces com a laranja da terra começa aqui

O tempo passou… Comecei a fazer doces de laranjas da terra e pronto!

Chegou um momento em que não tinha tanta laranja aqui em Carmópolis para suprir a demanda da Mazé Doces. Com isso, passamos a comprar laranja em Mogi Mirim, interior de São Paulo. Mas era desafiador: além da distância, as  laranjas eram muito macias e não aguentavam o processo de produção.

Um amigo que se tornou fornecedor

Foi então que apareceu um amigo com uma ideia brilhante!

O Guthemberg, que carinhosamente chamamos de Juca, se propôs a plantar as laranjas para a Mazé Doces. Firmamos uma parceria e no verão de 2006 os primeiros 50 pés de laranjas da terra foram plantados.

Demorou quase 5 anos para começar a colheita, mas depois que começou não parou nunca mais! Como dizemos por aqui, laranja dá em pencas! Que benção!

A semana retrasada foi maravilhosa, dia de visitar o Juca e a nossa plantação de laranjas da terra!!

O doce que você come vem de lá!
Por causa desta linda história da laranja da terra podemos fazer um doce super delicioso com frutas fresquinhas e cultivadas com muito carinho pelo nosso querido e amigo Juca!

O que sinto e o que sei é que não importa se muito tempo vai demorar, o que realmente importa é que se plantando tudo dá!

Não tenho palavras para agradecer ao Juca!
Em um momento que muitos duvidavam do meu sonho, ele acreditava!  E tanto acreditava que se propôs a enfrentar sol e chuva e a plantar laranjas da terra, uma fruta que poucos cultivam.

Ao Juca, todo o nosso respeito e gratidão por tamanha dedicação para com as nossas laranjas!

Que Deus o ilumine e proteja sempre!!!

E você, sempre que comer nossos doces de laranja da terra, lembre-se do Juca e de como esse doce é, além de delicioso, uma manifestação de cuidado e de carinho.

compota-delaranja-da-terralaranja-da-terra-cristalizada

Se quiser conferir todos os produtos feitos com a laranja da terra clique aqui!

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos