- Blog -

Nossa Carmópolis: XTreme da Paz (e o respeito pela natureza!)

Amanhã, domingo de 21 de outubro de 2018, acontece o 1º XTreme da Paz na nossa cidade, Carmópolis de Minas, e você vai conferir em primeira mão tudo sobre este grande evento na entrevista que fizemos com nosso amigo e parceiro Weder Rodrigues Borges, olha que legal

 

1) Conte um pouco sobre você e sobre o grupo Trilheiros da Paz.

Weder: Meu nome é Weder Rodrigo Borges, tenho 27 anos e sou natural de Carmópolis de Minas. Conheci o mundo off road aos 11 anos de idade, quando meu irmão teve a sua primeira moto, uma Yamaha DT 180. Desde então sou apaixonado pelo esporte, sempre participei de competições e aos 14 anos consegui comprar a minha primeira moto, também uma DT 180.

2) Qual a relação do grupo com Carmópolis de Minas? Todos os integrantes são Carmopolitanos?

Weder: O grupo formou-se em 2009, a partir da amizade entre Rogerio da Silva Vasconcelos, Webert Henrique Borges, eu e mais dois amigos. Fazíamos os eventos para comprar cesta básica ou fralda geriátrica, sempre com a ideia de ajudar o próximo.

Hoje temos um grupo com 56 pilotos. Praticamente toda a equipe é formada por Carmopolitanos e contamos também com amigos integrantes de Igarapé, Contagem e  Belo Horizonte, que vestem a camisa Trilheiros da Paz, colocando a mão na massa para realizar o evento.

3) Carmópolis possui muitas trilhas de moto? Você diria que elas são conhecidas pelo público?

Weder: Desde que a equipe se formou temos o maior respeito pelos locais onde estão localizadas as trilhas. Conversamos com cada proprietário dos terrenos e nos responsabilizamos pela marcação das trilhas e pela preservação.

 

Por isso contamos com várias trilhas concedidas para andar e conhecer, como por exemplo na Serra da Lage, que tem várias trilhas e muitos pontos legais com visão da cidade.

 

Veja aqui a matéria que fizemos sobre a Serra da Lage.

 

Hoje muita gente conhece as trilhas por meio da Equipe, que alcançou credibilidade por usá-las com consciência. Quem é do segmento conhece e sabe a força do nome Trilheiros da Paz: um grupo de amigos que zela principalmente pela Natureza, pois é ela que nos proporciona usufruir desse esporte que é tão legal.

4) Agora nos conte um pouco sobre o evento. Qual a categoria do enduro? Como vai ser a programação?

Weder: Nesse ano de 2018 a Equipe Trilheiros da Paz conseguiu o apoio e regulamentação da Federação Mineira de Motociclismo e hoje fazemos parte da equipe Copa Minas de Enduro.

 

O evento será realizado na Fazenda Bálsamo, ao lado da BR 381, com amplo espaço. Teremos o acompanhamento da GPS Control, que faz a apuração do resultado.

 

Contaremos com as categorias: Livre (qualquer um acima de 18 anos ou menor com responsável poderá participar); Elite importada; Elite nacional, Intermediária importada; Intermediária nacional; Iniciante importada; Iniciante nacional; Over 40; Over 50; Feminino.

 

Associado ao enduro teremos o evento 1º Xtreme da Paz Carmópolis de Minas, abrangendo mais três modalidades de esportes:  

 

  • Desafio da Montanha (corrida): percurso de 8km com uma visão maravilhosa da nossa cidade, passando pela Pedreira do Bicudo. Premiação do 1º ao 5º colocado, separados pelas categorias masculino e feminino. A largada vai ser às 7h30.

 

  • 1º Mountain Bike da Paz de Carmópolis: premiação do 1º ao 5º colocado, separados pelas categorias masculino e feminino. A largada vai ser às 8h30.

 

  • 1º Encontro de Jipes e Gaiolas: passeio pelo povoado do Bom Jardim até a Brasilândia e retornando para o evento na parte da tarde. A largada vai ser às 9:30.

5) O público poderá assistir à competição?

Weder: Sim, para maior interação do público a entrada ao local é gratuita e teremos o apoio de várias empresas que estão patrocinando o evento. Contaremos com segurança no estacionamento, direcionando o pessoal para melhor visibilidade. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais.

 

A partir das 11h00, que é a largada do enduro, acontecerá o cross test, onde as pessoas poderão ver as motos passando por um percurso com vários obstáculos, como troncos, pneus e até carros.

 6) Na sua opinião, o evento contribui para o turismo na cidade?

Weder: Acreditamos nisso desde 2009! No potencial do esporte e das paisagens de Carmópolis de Minas.

 

Conseguimos trazer muitas pessoas de outras cidades para esses eventos. Ano passado vieram pessoas de outras 35 cidades para assistir e competir. Neste evento a estimativa é de 550 competidores distribuídos nas quatro diferentes modalidades (corrida, bike, moto, jipe/gaiola). Isso trás visibilidade para a cidade.

7) Agora, para descontrair: motociclistas são conhecidos por serem durões, mas cá entre nós: você se derrete com os doces Mazé Doces? (Risos).

Weder: Como a gente brinca: nós do esporte do off road somos uma equipe de durões, mas com certeza vamos nos derreter pelas doçuras da Mazé Doces presentes no evento!

 

Aos competidores do evento será oferecida uma sobremesa especial das doçuras da nossa cidade e da Mazé Doces!

 

Aproveitando, a equipe Trilheiros da Paz ficou muito feliz pela oportunidade de ter a Mazé Doces como patrocinadora máster do nosso evento, acreditando no potencial que tem o esporte.

 

8) Para finalizar: quais dicas você daria para quem quer visitar o 1º XTreme da Paz?

Weder: Teremos um evento muito bem organizado, dentro do padrão da Federação Mineira de Motociclismo na categoria do Enduro, sendo uma categoria de nível amador, mas bem regulamentada.

 

Teremos participação de crianças tanto na bike quanto na corrida. No enduro teremos equipes de várias cidades. 

 

Queremos trazer os jovens, essa criançada de Carmópolis, trazer o pessoal da região para conhecer Carmópolis.

Então pode vir, participar, conhecer… É uma competição saudável!

Sigam @trilheirosdapaz no Instagram para saber mais detalhes.

___

A Mazé Doces apoia esta ideia!

Nos encontramos lá!

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos