- Blog -

Nossa Carmópolis: um pouco da história de Carmópolis de Minas

  • brasao_carmopolis_de_minas
  • Carmopolis-2

Nossa Carmópolis: um pouco da história de Carmópolis de Minas

“Oh, Minas Gerais! Quem te conhece, não esquece jamais! Oh, Minas Gerais! ”.

Nós, da Mazé Doces, somos verdadeiramente apaixonadas pelo nosso Estado e pela nossa terra, Carmópolis de Minas, um pedacinho mais que especial de Minas Gerais.

Foi aqui que fizemos o primeiro tacho de doces, em 1999, dando início a um trabalho que rende bons frutos para todos nós, pois a nossa loja se transformou em um dos pontos turísticos daqui, atraindo visitantes e ajudando a movimentar a economia local.

Bom, então que tal conhecer mais sobre a história de Carmópolis de Minas? No post de hoje separamos muitas informações que te surpreenderão!

brasao_carmopolis_de_minas

De Japão a Carmópolis de Minas

Subtítulo estranho, não é mesmo? Mas tem uma explicação!

Antes de ser chamada Carmópolis de Minas, o primeiro nome dessa localidade foi Japão, segundo alguns registros históricos de 1862. Nessa época, Japão ainda era uma freguesia criada por uma Lei Provincial – o Brasil ainda nem era uma República.

Bom, mas Carmópolis de Minas foi assim batizada quando ela subiu ao status de cidade, mais precisamente no dia 27 de dezembro de 1948. Sim! O nosso município é relativamente novo, e esse ano completa exatos 70 anos de emancipação política.

E quanto à origem do nome? Trata-se de uma homenagem à padroeira Nossa Senhora do Carmo, remetendo ainda ao Monte Carmelo, pela região ser montanhosa. Já até fizemos um post especial sobre o aniversário da nossa padroeira, que você pode ler aqui.

Nós estamos localizados a cerca de 115 km da capital Belo Horizonte e, de acordo com o último censo do IBGE, a população ultrapassa os 17 mil habitantes – mas estima-se que atualmente somos em 19 mil, de acordo com o próprio instituto.

Nem é preciso dizer que a cidade respira ares da zona rural, não é mesmo? Estamos rodeados por verdes, belas montanhas, cachoeiras e tudo mais que a natureza nos presenteia todos os dias.

Lá na praça central do município, você vai se deparar com a Igreja Nossa Senhora do Carmo, cuja construção foi iniciada em 1926 e inaugurada em 1935. Aliás, antes dessa igreja, havia a Igreja Matriz, cuja construção foi iniciada no início do século XIX, mas com o tempo ela foi se deteriorando e deu lugar à igreja atual.

Vale muito a pena visitar essa igreja, pois ela é linda e reúne vários estilos em um só. Mas sobre esses e outros pontos turísticos da cidade, vamos falar nos próximos posts!

Curiosidades sobre Carmópolis de Minas

·      Mesmo sendo um município pequeno, a zona rural de Carmópolis de Minas conta com 63 povoados.

·      Aqui também existem quatro sítios arqueológicos, com os chamados petróglifos, que são rochas do período pré-histórico com inscrições gravadas na superfície.

·      Por aqui também temos uma importante área de preservação e proteção da Mata Atlântica: a Estação Ecológica da Mata do Cedro.

·      E por falar em natureza, a Serra da Laje é um cartão-postal do município. De lá você tem uma visão geral (e belíssima) de toda cidade. Para os aventureiros, saiba que essa serra também é ótima para esportes como rapel e escalada.

·      A principal atividade econômica daqui é a agricultura, com destaque para a produção de tomates. Aliás, fomos os primeiros produtores de tomate de Minas Gerais, e, até hoje, somos um dos principais.

·      Além da nossa produção de doces artesanais, que virou ponto turístico do município, Carmópolis de Minas também conta com uma fábrica de cerveja artesanal e de uísque artesanal.

·      Cachoeiras lindas e de águas cristalinas? Aqui tem!

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a nossa  terra? Então que tal vir conhecê-la de perto? Certamente você terá recordações para a vida toda!

Aproveite e venha visitar a nossa loja para experimentar e levar os nossos doces artesanais para sua casa! Estamos na rua Luís Alves, nº 44. O nosso telefone é o (37) 3333-2263 e o WhatsApp é o (37) 98816-0268.

Se preferir, você pode conhecer nossos produtos na nossa loja virtual www.mazedoces.com.br ou fazer o seu pedido pelo WhatsApp e receber os produtos no conforto da sua casa, entregamos para todo Brasil!

Doce abraço e até a próxima!

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos