- Blog -

Laranja da terra: é tempo de colheita! Confira algumas curiosidades sobre essa fruta especial

  • laranja-da-terra-mg
  • visita-laranja-da-terra

Querido leitor, pare tudo o que está fazendo que te distraia de “saborear” a notícia de hoje: eis que chegou a hora dos tão queridos doces de laranja da terra.

Sim! O mês de agosto é muito especial aqui na Mazé pois é a época de produção desses doces que são um dos preferidos de vocês – e um dos meus também! Aliás, já até contei aqui no blog sobre a minha história com essa fruta, que foi uma das pioneiras aqui na fábrica!

Como a safra ocorre entre julho e agosto, esse é o momento ideal para conhecermos um pouco mais sobre essa fruta especial. Vamos lá?

 

visita-laranja-da-terra

Eu e minha filha Tirzah em visita à plantação de laranjas da terra.

 

O surgimento da laranja da terra

Para começo de conversa, a laranja da terra também é conhecida por diversos nomes: laranja-amarga, laranja-azeda, laranja-cavala, laranja-da-china e até laranja-bigarada.Ela é meio achatada, tem uma cor amarela bem forte, além de uma casca espessa e caroquenta. E sim, ela é ácida e amarga, ao mesmo tempo que tem uma polpa suculenta.A sua origem é bem controversa, aliás, a própria origem da laranja é assim. Alguns relatos históricos dizem que a fruta surgiu na Ásia há mais de 2 mil anos, chegando na Europa já na Idade Média.

O fato é que ao longo dos séculos essa fruta vem sendo utilizada como planta medicinal, porque ela possui propriedades sedativas que atuam no sistema nervoso.

Aliás, aqui cabe uma curiosidade: como elas são ricas em vitamina C, na época dos Descobrimentos, portugueses, holandeses e espanhóis plantavam laranjeiras ao longo das rotas de comércio, para evitar o escorbuto, doença grave causada pela falta dessa vitamina.

Laranja azeda para doces? Como assim?

Isso mesmo!

A laranja da terra é a ideal para se fazer doces, como compotas e geleias. Sabe por que? Porque aproveita-se a casca da laranja (depois de retirar o amargor), e não a polpa azeda.

E quando, aos 18 anos de idade, eu descobri que podia fazer doces de laranja da terra com açúcar, foi incrível! Antes fazia só com rapadura.

Aqui na Mazé nós produzimos três tipos:

Você pode comprá-los diretamente na nossa loja virtual, pelo WhatsApp (37) 98816-0268 ou, se você quiser conhecer a nossa loja em Carmópolis de Minas, ela fica na rua Luís Alves, nº 44. O telefone é o (37) 3333-2263.
laranja-da-terra-mg

Eu, Tirzah e o querido Juca, responsável por estas lindas laranjas que se transformarão em deliciosos doces.

 

Venha experimentar esses doces e comprovar que sim, a laranja da terra é uma fruta mais que especial!

Beijos e até a próxima!

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos