- Blog -

Fondue: uma doce aventura pelos sabores das compotas de frutas

  • fondue-doce-de-leite
  • fondue-doce-inverno
  • fondue-maze-doces
  • receita-de-fondue-doce
O inverno começou na última semana trazendo um frio ainda mais intenso e nesta época não podemos deixar de falar de uma das comidas mais típicas da estação: o fondue.
Fondue é uma palavra francesa que significa derretido. Este prato tradicional das baixas temperaturas tem origem na Suíça e a receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha de 1699. O tradicional fondue suíço é o de queijo, mas atualmente já existem diversas variações, todas elas deliciosas.
Os variados tipos de fondue se dividem entre doce e salgado. Hoje vamos falar do fondue doce. O mais comum é o de chocolate, você já deve ter visto ou experimentado. Mas nós optamos por uma variedade mais mineirinha! Já adivinhou qual? Foi um fondue de doce de leite! Hmmm, minha boca enche de água só de lembrar 😋 Ficou ma-ra-vi-lho-so!
fondue-maze-doces
Reuni a minha família especialmente para fazer esta receita para vocês e contar como foi esta noite especial. Convidei a Tirzah, minha filha mais velha e diretora administrativa na Mazé Doces juntamente com meu genro César e meu filho mais novo, Gabriel. Tivemos uma noite muito agradável recheada de muitas delícias e boas risadas! Primeiro fiz um jantar maravilhoso e depois servi o fondue de doces da  Mazé  Doces.
Para mim, uma das maiores felicidades da vida é estar com minha família.
A receita do fondue é extremamente simples, porque na verdade não tem receita! O melhor de tudo é que ela é deliciosa, fica linda na mesa posta e surpreende os convidados pelo sabor, originalidade e beleza.
Os ingredientes que você vai precisar são estes:

 

receita-de-fondue-doce

Na nossa noite de fondue picamos algumas frutas frescas. Usamos banana e maçã, mas para ser sincera não fez diferença, ninguém comeu as frutas frescas pois as frutas da compota ficaram bem mais saborosas. Por isso acredito que não é necessário inclui-las nos ingredientes.
Outra observação importante é que você pode escolher as compotas que mais lhe agradam, não precisa necessariamente ser estas da minha lista. Você pode usar a compota de manga, de limão, ou até as frutas cristalizadas. Deixe o seu paladar lhe guiar!
Agora vamos ao preparo. No início da matéria falei que não tem receita porque você já compra todos os ingredientes prontos e depois vai precisar apenas de preparar para servir. Veja como é fácil:
  1. Despeje todo o pote de doce de leite Mazé Doces na panela do fondue e leve para aquecer no fogão,  para que já seja servido quente. Utilize o fogo baixo para não correr o risco de queimar o fundo e para que ele aqueça igualmente. Mexa cuidadosamente, fazendo movimentos leves, com uma colher de pau ou de silicone.
  2. Enquanto isso acomode cada compota em um potinho diferente.
E então é só servir o fondue, ele está pronto!
fondue-doce-inverno
Extremamente prático, não acharam?
No nosso Instagram Stories você confere os vídeos desssa noite pra lá de especial.
Um beijo e até a próxima receita!
Lembre de nos contar o que achou no nosso Facebook ou Instagram 😉

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos