- Blog -

FRUTAS CRISTALIZADAS – UMA VIAGEM AO BERÇO DA CRYSTALLISED FRUIT – PARTE 4

  • doce-cristalizado-abacaxi
  • loja-doces-cristalizados-franca
  • loja-fruit-confits-franca
  • maze-saint-remy
  • maze-visita-franca
  • viagem-franca-maze-doces
  • visita-franca-maze
  • visita-saint-remy-de-provence-franca
  • maze-fruit-confits

De volta à Saint-Rémy-de-Provence

Última parte desta aventura linda e a saudade já começa a bater no peito…

Clique aqui para ler a parte 3 da viagem.

Saímos de Cavalion com destino a Saint-Remy-de-Provence, passando por plantações de abóboras, maçãs, pêssegos e outras frutas da época. Tudo muito lindo e encantador! A chegada de Saint-Remy é uma alameda de árvores gigantes encantadoras.

visita-saint-remy-de-provence-franca

Já tínhamos feito um “pit stop” em Saint Remy quando fomos para APT e região, mas agora era diferente, era a hora de garimpar o que melhor havia naquela comuna encantadora…

A ruas, ou melhor, os becos são simplesmente maravilhosos. Casas antigas ladeadas por jardineiras repletas de flores. A cada esquina uma descoberta! Em uma delas nos deparamos com a casa de Nostradamus. Hora de parar e voltar ao tempo, imaginar que ali viveu um homem brilhante, um alquimista que transformou a história da humanidade.

Inclusive foi ele quem aperfeiçoou a técnica de transformar frutas em pequenos doces açucarados e de fazer qualquer um se deleitar com essas delícias: as frutas confitadas (fruit confits).

visita-franca-maze

Mais algumas esquinas viradas e nos deparamos com o hospital onde se internou Van Gogh em certo momento de sua vida. Novamente hora de voltar ao passado…

Seguindo a caminhada, curvas que se dobram e lojas que se despontam cada uma mais incrível que a outra. Em uma delas comprei lavandas e em outra comprei fruteiras de paredes simples e lindas que hoje enfeitam e acolhem frutas na minha cozinha.

Foi lá também que pude apreciar as videiras empencadas de uvas nas soleiras das casas e que comi a maior salada da minha viagem! Rs.

Mas nada poderia ser mais encantador do que visitar as lojas de doces da Comuna!

maze-fruit-confits

A primeira loja, bem no coração de Saint-Rémy é uma loja que de puro encanto! A primeira impressão é a de ser uma butique de roupas finas. Olhando bem se percebe que são doces finíssimos.

loja-fruit-confits-franca

Fomos atendidos por uma linda e simpática atendente. Detalhe: aqui na Provence as atendentes não usam uniformes e nem aventais. Elas estão sempre bem arrumadas e acho que isso que faz toda a diferença. A todo momento pensamos estar em uma loja de roupas luxo.

Ela nos explicou todo o processo de fabricação e a história dos doces… Passamos um tempo longo por ali, apreciando as belezas e degustando os doces. A noite chegou lindamente e, sendo assim, fomos descansar…

maze-visita-franca

Quando amanheceu, fomos visitar e conhecer a loja matriz e a fábrica mais famosa da região. Ao chegar e ver as edificações não podíamos imaginar o que veríamos! Aproximando-nos da loja o encanto só foi aumentando… Linda! E tudo muito bem exposto.

A simpática e bem-humorada Anabelle nos atendeu prontamente, com alegria e a mesma beleza e elegância das francesas.

maze-saint-remy

Com maestria, nos fez vivenciar cada pedacinho da história que ali se passou. A fábrica e loja são comandadas por Pierre, um administrador primoroso que administra a fábrica e mais 4 lojas, sendo 2 em Saint-Remy, 1 em L’Isle-sur-la-Sorgue e outra em Marselha.

A fábrica é um negócio de família mais de 150 anos e Pierre é o 9° na linhagem de sucesso. Seus dois filhos estão estudando para no futuro assumirem os negócios da família e o mais lindo: a fábrica e loja principal ficam no mesmo lugar onde foi fundada, há mais de um século.

loja-doces-cristalizados-franca

É inspirador ver e ouvir essa história de sucesso de gerações! Inclusive me deixa com uma grande pretensão, de que a Mazé Doces vai ultrapassar gerações e, como costumo dizer, estou construindo o alicerce de um negócio, onde meus filhos e netos poderão continuar a conduzir essa linda história.

Que o universo conspire a nosso favor e que meus sonhos possam ser realizados e até superados com as próximas gerações!

viagem-franca-maze-doces

E assim termina a nossa doce aventura pela Provence.

Seguimos para Paris felizes com tudo que vivenciamos nesses dias de beleza e doçura!

doce-cristalizado-abacaxi

Você que nos acompanhou até aqui, deixe sua mensagem! O que achou da viagem?

Ficou com vontade de conhecer essas maravilhas?

Esperamos que a inspiração também tenha chegado até você!

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+

Últimos posts

Categorias

Arquivos